Blog Autores(as) Independentes

Blog Autores(as) Independentes

terça-feira, 18 de março de 2014

Entrevista com Autores(as) - Nana Pavoulih




  1. Ficha técnica:
  • Nome: Nana Pauvolih
  • Idade: 39 anos
  • Livros: A Coleira, Tentação, Tudo por ele, Libertina, Chantagem, Pecados e Desejos, A Sombra da Luz, Quando vi você, Quando vi você II, e a Série Redenção: A Redenção de um Cafajeste, Redenção e Submissão e Redenção ao amor.








  • Podem ser lidas no seguinte link: http://becodasideiaslivros.loja2.com.br/category/766046-ROMANCES-PICANTES

  • Link do Wattpad: http://www.wattpad.com/user/nanapauvolih

  • Data de lançamento: Foram lançados em datas diferentes, dez livros acima escritos em um ano e os outros agora, há pouco tempo. O mais novo é Redenção ao amor, lançado dia 16 de março de 2014 e ainda sendo escrito.

  • Link para compra: No Amazon - http://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_ss_i_0_13?_mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Ddigital-text&field-keywords=nana+pauvolih&sprefix=nana+pauvolih%2Cdigital-text%2C202

  • Na editora Multifoco: http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1244&idProduto=1276


Perguntas

1- Qual o gênero do seu livro? 

R: É romance erótico.

2- Há quanto tempo você escreve? 

R: Eu costumo dizer que escrevo desde os onze anos de idade, mas na verdade escrevo há mais tempo. Lembro que desde pequena gostava de desenhar e embaixo contava a estória do desenho, viajava nas palavras e criava outra realidade. Mas com onze anos, um amigo que gostava de ler tanto quanto eu me 
fez um desafio. Se nós dois conseguiríamos escrever um livro, cada um o seu. Aceitei a aposta e fiz o meu. Trocamos e lemos um do outro. Ele parou. Eu me apaixonei e continuei. Havia encontrado meu caminho. Daí por diante escrevi durante vários anos, mas nunca mostrei para ninguém. Tenho vários cadernos e manuscritos em casa. 

3- Você se inspirou em alguém para começar a escrever? O que te levou para esse lado? 

R: Acho que está no sangue. Como disse acima, faz parte de mim. Mas me inspirei em alguém para escrever romance erótico. Acho que fui um pouco precoce no que vou dizer, mas ainda com onze ou doze anos, eu futucava sempre um armário da minha irmã cheio de livros e saía lendo tudo, desde de Vinícius de Moraes até a Ilíada de Homero. Aí um dia encontrei um livro chamado VENENO, da autora brasileira Cassandra Rios. Eu peguei para ler e tomei um susto ao ler pela primeira vez um livro erótico. Era uma linguagem bem crua e direta. Fiquei obcecada. Minha irmã mais velha chegou e me viu lendo, tomou um susto. Me proibiu e guardou o livro. Mas eu vi onde. No dia seguinte, peguei escondido, coloquei dentro de um livro maior e li todinho. Nunca esqueci esse livro. Tenho certeza que foi ele que me impulsionou a escrever erotismo, coisa que sempre fiz, antes mesmo desse modismo de romance erótico pós Grey.

4- Qual o seu (sua) autor (a) favorito (a)? E qual o livro preferido desse autor (a)?

R: Tenho vários autores favoritos. Amo tudo do Machado de Assis. Das estrangeiras, gosto de Norah Roberts, Janet Dailey e Rachel Gibson. Fico maravilhada quando vejo meu livro lá no Amazon sendo vendido ao lado da Rachel Gibson. E mais recentes eu sou fã de todos os livros da Danka Maia. Amo de paixão cada um, principalmente ‘A Outra Face de Nora Deiel”, cheio de suspense e maravilhoso.

5- E no Wattpad qual seu livro preferido? E quais suas indicações?

R: Eu tenho que me desculpar com minhas colegas, mas ainda não li nenhum livro no wattpad. Já tenho 
minha listinha e vou ler, mas com essa correria de escrever um livro atrás do outro, fico com tempo apertado. Quero ler minuciosamente cada colega com o respeito que merecem. Anotei alguns que me indicaram, mas no momento, no tempo que me sobra, tenho lido dois livros de amigas escritoras que mandaram para mim. O primeiro é um romance da Roberta Del Carlo, maravilhoso, escrito com beleza e 
lirismo, apaixonante. O outro é da Jfb Bauer, que li dois capítulos e também amei, vou continuar. Mas agora, essa semana, com crianças na escola e mais tempo para mim, vou ler os livros das minhas colegas no wattpad com certeza.

6- Você recebeu apoio de alguém para escrever?

R: Para começar não, só a aposta com meu amigo aos 11 anos. As pessoas sempre me achavam meio doida por ficar escrevendo, hoje é que entendem melhor. Agora depois que comecei a escrever e divulgar na net, conheci a escritora Danka Maia em um site que colocávamos nossos livros, o Bookess. Conversamos e ela me chamou para escrever comentários de filmes em seu blog. Me deu a maior força e aos poucos foi me dando mais espaço, até que eu pude publicar meus contos lá. Então um dia falou: por que não posta seus livros aqui, capítulo a capítulo? Foi um grande incentivo e estou lá até hoje. Então, ela me deu muito apoio.

7- Você tem algum ritual (inspiração) pra quando esta escrevendo?

R: Nenhum. Sento e escrevo, pode estar a maior bagunça aqui em casa com meu marido ouvindo as 
músicas dele, meu filho adolescente com os amigos ou o meu pequenininho me chamando toda hora. Mas é claro que em silêncio e ouvindo uma música baixinha é bem melhor.

8- Sua publicação é independente ou já tem uma editora? 

R: Eu tenho uma editora tradicional, a Multifoco. Mandei o exemplar do livro A Coleira para eles e lancei como livro físico em julho de ano passado. Acho importante o escritor ter uma editora para pelo menos um livro. As pessoas te enxergam como profissional. E agora lancei outro livro. TUDO POR ELE, em uma editora de Portugal, outro presente da minha amiga Danka Maia, que já escreve lá e na Espanha há um bom tempo. Quanto aos outros, já recebi propostas, mas preferi ficar independente. Tenho mais autonomia. Estou gostando muito disso. 

9- Se for independente como conseguiu publicar dessa forma? E poderia dar algumas dicas para nossas amigas autoras que pretende seguir o mesmo caminho da publicação independente? 

R: Primeiro eu escrevi e pus no blog. Fui fazendo meu público. Depois , assim que terminava um livro, eu colocava no Amazon para vender. Fui fazendo assim com todos. A minha dica é que as autoras não esperem sucesso imediato, pois é difícil. Eu corro atrás dele, mas vive fugindo de mim. Tem que ter paciência e trabalhar muito, não só escrevendo, mas divulgando. Eu divulgava cada capítulo nos grupos de leitura e fui conseguindo meu público assim. Outra coisa, é não desanimar com as críticas. Tem gente que só vem para tentar derrubar a gente. Faça seu trabalho, acredite nele, dê o seu sangue. Divulgue em todo lugar que puder. E ponha para vender. Aos poucos as pessoas vão comprando e espalhando para outras. A vantagem de ser autora independente, além da autonomia, é poder pôr o seu trabalho onde você quiser e ter um lucro maior, pois não precisa dar a parte da editora, que geralmente é enorme.

10- Qual foi seu primeiro livro publicado?

R: Foi o livro físico A Coleira, em julho de 2013.

11- Você chegou a receber propostas de alguma editora? Se sim por que preferiu publicar 
de forma independente?

R: Sim, recebi. Não vi vantagens para mim, pois já colocava os livros para vender. Eu só teria eu dividir algo que já era meu. E para quê? Analiso bem as propostas. Quando e se surgir alguma interessante, eu aceitarei

12- Conte-nos um pouco de você.

R: Sou casada há 19 anos e muito apaixonada. Tenho dois filhos lindos. Trabalhei durante anos sendo professora de História e Filosofia, sempre tendo pouco tempo para fazer o que realmente amo, que é escrever. Então, no ano passado, resolvi tirar o ano de 2014 para mim. Saí do trabalho nas escolas e assumi minha função de dona de casa e meu amor pela escrita. Sou agora o que sempre fui: escritora, mas com muito mais tempo e muito mais felicidade. Trabalho demais. Horas e horas, sem descanso sábado ou domingo. Às vezes meu marido precisa me arrastar para longe do computador, por que sou viciada mesmo. Amo fazer isso e está no meu sangue. Gosto muito de receber os amigos em casa, de passear na praia e de sair à noite para tomar um chopinho. E amo fazer novas amizades, apesar de ser um pouco tímida. Tenho meu grupo chamado Romances Picantes de Nana Pauvolih, no facebook, onde fiz amizades verdadeiras e amo ficar lá, de bate papo com minhas amigas. Não as vejo como leitoras apenas, mas como companheiras. Escrevo pensando nelas, em agradar como posso, que é através das palavras. Bem, aí estou eu. Obrigada pelo convite e pela oportunidade de fazer a entrevista. Desejo sucesso a todas as escritoras. Gostaria de ser rica para montar uma editora só de escritoras brasileiras de romances e investir nelas, dando as condições dignas de trabalho para cada uma, não essa exploração que vemos por aí, onde o autor poucos direitos e 
lucros têm sobre seus livros depois de publicados. Mas espero que isso mude. E como dizem, a esperança é a última que morre. Um grande abraço e um beijo em todos.



Pára tudo que ela é uma linda né? Mais um exemplo de que o sonho pode se tornar realidade e , Nana, manda o Antonio logo pra mim que não vou achar ruim! Bjokas pra todos!!

29 comentários:

  1. Nana!

    Sou completamente apaixonada por suas obras.
    Comentei ontem com outra autora que o sucesso na escrita, está na conduta e personalidade do autor.
    Você tem tudo isso.
    Altruísmo, faz de tudo para ajudar a nós, escritores iniciantes.
    Generosa, carinhosa e especial!

    Parabéns pela entrevista.

    Bjux

    Babi Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara. Obrigada, querida. Nós, escritores, estamos todos no mesmo barco. Sabemos que a luta é árdua e é como falei com você, temos que continuar trabalhando e persistindo, pois o que nos move é o amor. E esse amor um dia é reconhecido. Um beijão e muito sucesso, que tenho certeza que você vai ter.

      Excluir
  2. Nana,

    Como não gostar de vc? Você é simples, autêntica, atenciosa e muito amável com todos os seus leitores. Você tem o dom de conquistar as pessoas pelo simples fato de existir e nos proporcionar inesquecíveis momentos de pura felicidade em ler suas obras, nos fazendo viajar em cada estória, sentindo diversos sentimentos. Adorei sua entrevista, conheci mais um pouco de vc, continue a ser essa pessoa impar, sem igual, maravilhosa em tudo que faz.Estou na torcida por vc sempre!!! Susesso e tudo de bom em sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Losângela, minha amiga. Feliz demais que esteja aqui também comigo. Adoro sempre sua participação no grupo e sua amizade. E qual o ecritor não quer ouvir isso, que desperta emoções? Obrigada por tudo e por seu apoio sempre. Beijocas!

      Excluir
  3. Amo de paixão os livros de Nana e fico impressionada com a rapidez que ela escreve um livro...e como as estórias prende nossa atenção do começo ao fim... e o carinho que ela nos trata? :D Sabe uma coisa que fico encantada nos livros da Nana? O final que cada vilão tem...é impressionante! Recomendo todos os livros dela, sem medo de errar! beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari, você sempre um amor, querida. É, tento caprichar no final do vilão rsrs
      Eu admiro muito seu amor pela leitura e seu incentivo à mesma em seu grupo. Um beijão e muito obrigada por ter vindo aqui, me conhecer um pouquinho mais.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nana, eu amo as suas estórias. Conheci seu trabalho através de uma indicação de um grupo do facebook. Li Qundo vi você e me apaixonei pela sua escrita e pelos seus personagens. Posso dizer com certeza que esse é um dos meus livros favoritos. Largo qualquer autor estrangeiro para ler um trabalho no seu. Quero te parabenizar pela a pessoa incrível que você é. Além de muito atenciosa com suas leitoras ainda incentiva as autoras que estão começando. Continue fazendo o que você ama que nós leitoras vamos te acompanhar sempre. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, B. F.Moreira. Eu fico feliz demais quando conheço outras escritoras, pois sei que quem sai ganhando é a cultura nacional e o nosso povo, que precisa tanto ler. Desejo a você muito sucesso e reconhecimento na sua caminhada, querida. E no que eu puder ajudar, estou aí. Um beijão!

      Excluir
  6. parabéns, nana!!

    pelo seu talento e simplicidade nas suas opiniões!!!

    muito sucesso para você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda. Adoro ver você aqui também, me prestigiando nessa entrevista em que fiquei tão feliz de dar. Estamos juntas! muitos beijos para você.

      Excluir
  7. Nana parabéns pelo seu trabalho sou sua fã, te acompanho desde o começo no blog da Danka!! Te adoro!!Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, minha linda, você não é só minha fã. Você é minha amiga querida, que aprendi a amar e admirar. Além disso, temos algo em comum, não é nora? rsrsrs Beijos, amiga. Eu te adoro!

      Excluir
  8. Conheci os livros da Nana através do Facebook e desde o primeiro fiquei apaixonada! Já comprei vários e acompanho as publicações no wattpad. São estórias lindas de amor, com muito sexo mas também muita emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janete, minha flor. Sim, está comigo em tudo, né? Agradeço demais, pois tento realmente colocar tudo que sinto nas minhas estórias, ir além das cenas de sexo. Beijos e beijos para você!

      Excluir
  9. parabéns pelo seu trabalho Nana querida, sou sua fã de carteirinha, beijos sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda. Espero continuar sempre contribuindo com meu trabalho! E sei que vem comigo desde o blog! Beijão!

      Excluir
  10. Nana, conheci seu trabalho a poucos dias por assim dizer ...Mas nunca encontrei uma pessoa escritora que viesse a interagir conosco, sincera e que respeita a todos. Amo seu trabalho , você sabe eu que não leio os SEUS LIVROS eu como todos os dias, parece que chega me faltar o ar qdo não tenho nada seu no watpadd pra eu ler. Romance erótico sim e me orgulho que você seja Brasileira e que escreve igual ou melhor do que muitas escritoras estrangeiras que já li. Adoraria te ver bem famosa, mas pelo que eu sinto neste país o que é de fora parece ter mais valor. Não há de ser nada e no que depender de mim você já é uma VENCEDORA...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda. O que disse é verdade, as editoras não dão o devido valor às escritoras nacionais, mas acho que isso vai mudar, com o surgimento de tanta gente boa escrevendo, crescendo e se mostrando nas mídias. Vamos rezar para que aconteça. Um beijão! Feliz que esteja aqui comigo.

      Excluir
  11. Meninas do blog, agradeço demais a oportunidade em ter dado uma entrevista para vocês. Espero que tenham grande sucesso e contem comigo no que precisar! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ADOREI SUA ENTREVISTA NANA...E ADORO SEUS LIVROS..E CLARO Q TENHO MEUS PREFERIDOS!! MAS INDEPENDENTE DISSO, TODOS SÃO OS MELHORES!! KK, BJOKASS

    ResponderExcluir
  13. Bem, sou muito crítica, até pelo fato do volume de livro desse gênero que já li. Porém vou afirmar o dito, a Nana é uma revelação, até por que já me interessava por obras brasileiras, mais para mim você Nana é uma escritora maravilhosa, seus livros tem conteúdo do começo ao final que prendem os leitores com entusiasmo e sabedoria, não é só pelo erotismo, é pelo desenrolar dos fatos do enredo da história, já te admiro pela garra e pela determinação... e Redenção ao Amor vai provar o que estou falando. Bela entrevista, que vc continue com essa humildade e leveza... Te adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, não sei nem o que dizer com uma mensagem tão linda! Já viu um escritor sem palavras? rsrsr Fruto de muita alegria e emoção. Eu amo escrever, amava quando era só para mim mesma, meu prazer e minha cartase. E amo agora, que é para vocês. E como dizem, amor com amor se paga. Obrigada por tudo. Amei cada linha. beijos

      Excluir
  14. Bem,o que dizer? Sem desmerecer ninguém e nenhuma forma de carinho,antes de tudo e todos eu li um escrito de uma moça bem escondido no bookess,nas minhas andanças virtuais e vi algo que me chamou atenção,e não tenho a menor reserva em citar isso porque você mesmo sabe amiga,contos eróticos não são os meus prediletos,assei a ler os seus.Era uma moça tímida,esforçada e que ousava crer que escrevia historinhas agua com açúcar,recordo de ter dito a ti que respeitasse sua obra porque era e é uma grande escritora,mas definitivamente o que me fez apostar em ti foi seu esforço,dedicação e lealdade,coisas que prezo demais num ser.Estou muito orgulhosa de você,como escritora,amiga a irmã de alma,esse é apenas o começo de tudo e o tudo virá certamente.Deus te abençoe talento muito e sempre e eternamente.Te amo! Danka Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga linda e amada. Você sabe como sempre foi uma luta essa nossa jornada, mas esteve do meu lado. Lembro bem quando leu o que eu escrevia e eu te disse meio envergonhada que era muito sobre sex, acho que pensava que ninguém ia gostar. E você, que nem lia erótico, me disse para nunca menosprezar meu trabalho. Pelo contrário, me incentivou em cada momento, me ajudou a ter autoconfiança e me mostrar. Foi o que fiz, querida. Hoje, somos sim parceiras, estamos escrevendo dois livros juntas, o suspense erótico e sobrenatural Doma meu corpo, Toma minha alma, e nossa querida Liga Literária com mais dois amigo. Somos duas máquinas desgovernadas! rsrsrs Eu agradeço sua amizade, sua postura sempre correta e seu carinho. Somos irmãs. E embora te diga sempre e você a mim, vou dizer de novo: EU TE AMO!!!!!!! Beijos

      Excluir
  15. Conheci recentemente uma obra da Nana, sou uma leitora compulsiva e adorei a escrita dela. Meus sinceros agradecimentos, por fazer meus dias melhores. Parabens!!!
    Roberta

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua entrevista, com certeza você e Danka são inspirações para muitas que querem investir nessa careira. Beijos e parabéns pelo sucesso!!!

    ResponderExcluir
  17. A Nana é demais e seus livros os melhores.
    Cada dia me apaixono por um personagem diferente e cada dia me apaixono mais por ela.
    Super atenciosa com nós suas fãs e pra mim que estou começando nessa de escritora me deus super dicas e me ajudou muito.
    Muito obrigada Nana por livros maravilhosos e por ser tão querida.
    Você é demais.

    ResponderExcluir
  18. Estou lendo pela primeira vez um livro da Nana, "Quando vi você"... Sei q tem o segundo... Vou ler. E já coloquei "A coleira" na minha listinha de próximo... Mas queria fazer uma perguntinha. Será q posso?
    Na capa do livro"quando vi você" tem uma moça loira e a Ana é morena, seria a tal Fernanda? rsrs só curiosidade

    ResponderExcluir